Nossa história é feita de desafios e conquistas!

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Uberlândia e Araguari (SECUA) foi fundado em 19 de novembro de 1952 e representa todos os trabalhadores empregados no comércio atacadista e varejista nos municípios de Uberlândia e Araguari, no estado de Minas
Gerais.

Em 1964, o SECUA celebrou sua primeira Convenção Coletiva de Trabalho com os setores patronais. A partir de então, a data base da categoria, que serve de referência para a negociação salarial anual foi fixada em 1º de dezembro.

Até 1991, o SECUA representava apenas os comerciários de Uberlândia. Naquele ano, o nosso Sindicato estendeu a sua base territorial e passou a representar também os comerciários de Araguari.

Em abril de 1997, depois de muito esforço, o SECUA inaugurou a sua sede própria, passando a contar com uma excelente estrutura de atendimento para os associados e seus dependentes.
Em outubro de 2001, inaugurou-se a sede campestre. Trata-se do “Recanto do Comerciário”, localizado nas margens da Represa de Miranda, a poucos quilômetros do centro de Uberlândia.

Nos últimos anos, o SECUA vem se destacando pelas inúmeras ações que promove em defesa dos interesses dos trabalhadores comerciários.Em 1987, o Sindicato começou a oferecer serviços de atendimento odontológico e cabeleireiro. A partir de 1997, com a nova sede, foram ampliados os serviços para os associados, como você verificar neste site.

 

SECUA - O Seu Sindicato

Quem Somos

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Uberlândia e Araguari - SECUA é a entidade sindical representativa dos trabalhadores no comércio varejista e atacadista das cidades de Uberlândia e Araguari. Nossa missão é zelar pelos direitos dos trabalhadores, representando-os perante os patrões e a justiça trabalhista na busca de melhores salários e condições de trabalho.
O SECUA é um sindicato filiado à CUT (Central Única dos Trabalhadores) e à CONTRACS - Confederação Nacional dos Comerciários.

Nossas Ações

- Negociação da Convenção Coletiva de Trabalho – CCT.
- Ações Judiciais em defesa dos direitos trabalhistas e do cumprimento dos acordos e da Convenção.
- Prestação de serviços sociais, médicos e odontológicos aos associados.
- Qualificação, requalificação e capacitação dos trabalhadores do comércio.

O SECUA compreende e representa os seguintes comércios varejistas:

Empregados do comércio (estabelecimento de tecidos, de vestuário, adorno e acessórios, de objetos de arte, de louças finas, de cirurgia, de móveis e congêneres). Varejista de gêneros alimentícios, tintas (utensílios e ferramentas); de material médico – hospitalar científico; de calçados; de material e aparelhos eletrodomésticos; varejista de veículos; de peças e acessórios para veículos; varejista de carvão vegetal e lenha; varejista ambulante; varejista de frutas, verduras, flores e plantas; estabelecimentos de serviços funerários; varejista de material ótico; fotográfico e cinematográfico; varejista de livros; de material de escritório e papelaria e de carnes frescas.

O SECUA compreende e representa os seguintes comércios atacadistas:

Empregados dos atacadistas de algodão e outras fibras vegetais; de carnes frescas e congeladas; de carvão vegetal e lenha; de gêneros alimentícios; de tecidos, vestuários e armarinho; de louças, tintas e ferragens; de maquinismos em geral; de materiais de construção; de material elétrico; de atacadista de produtos químicos para indústria e lavoura; de sacaria; de pedras preciosas; de jóias e relógios; de álcool e bebidas em geral; atacadista de couro e peles; de frutas; de artigos sanitários; de vidro plano, cristais e espelhos, de aparelhos e materiais ópticos, fotográficos e cinematográficos, de sucata de ferro; atacadista exportador de café.

Conheça Nossos Departamentos

Presidência: o presidente do sindicato é a liderança máxima da entidade. Ele tem a função de representar a entidade em atividades políticas e sindicais, nas negociações salariais, presidir as reuniões ordinárias e extraordinárias da categoria e assinar contratos, convênios ou quaisquer outros atos legais. A presidência do SECUA deve ser sempre fiel às resoluções da categoria e respeitar todas as decisões tomadas em suas instâncias (assembléias, plenárias e reuniões da diretoria).

Tesoureiro: é o responsável pelo patrimônio financeiro e econômico do sindicato. A tesouraria é que cuida da contabilidade da entidade, cuja escrituração contábil é organizada por um contabilista devidamente registrado no Conselho de Contabilidade, o qual ficará incumbido de elaborar o Balanço Patrimonial da entidade. O tesoureiro elabora e apresenta à Diretoria propostas de orçamento, planos de despesas, relatórios para efeitos de estudos e posterior aprovação. Ele assina, juntamente com o presidente, cheques e outros títulos financeiros.

Secretária Geral: são atribuições da Secretaria Geral: supervisionar e dirigir os trabalhos e serviços da secretaria; cuidar dos documentos e correspondências que chegam ao sindicato e coordenar as sub-sedes do SECUA.

Departamento de Formação Sindical: tem por objetivo promover ações de formação dos trabalhadores, propondo a realização de seminários, palestras e encontros. Outra função é realizar estudos, pesquisas e análises sobre a situação da categoria dos comerciários. A preocupação maior é a formação de dirigentes sindicais, através de cursos de sindicalismo e capacitação política.

Departamento de Saúde do Trabalhador e Assuntos da Mulher: é responsável pela realização de estudos dos problemas relativos à insalubridade, periculosidade e penalidade no trabalho; elaborar programas de estudos sobre as condições de saúde e segurança dos trabalhadores do comércio. Acompanhar o trabalho das CIPAS E SIPATs das empresas da área de ação do sindicato. Outra prerrogativa é desenvolver ações e estudos em favor da mulher trabalhadora.

Departamento Social e de Comunicação: implementar o departamento de imprensa e comunicação do sindicato. Coordenar a elaboração dos boletins informativos da entidade, divulgando sempre as realizações do sindicato em prol da categoria.

Departamento de Esportes: articular e promover eventos nas áreas esportivas e de lazer. Assessorar a diretoria do Secua na organização de torneios e campeonatos voltados para a categoria

Centro de Formação Profissional do SECUA
O Centro de Formação Profissional SECUA, tem como atribuições a promoção da formação profissional, para valorização da pessoa humana numa perspectiva transversal a todas as atividades econômicas do setor do comércio e serviços, através de ações de formação profissional em nível básico, promovendo cursos, oficinas, seminários e palestras, consoante aos diagnósticos de necessidades que serão previamente elaborados.

O CFP Secua tem desde o seu início, uma identidade própria, numa estratégia de intervenção inovadora e motivacional, além de se preocupar com a inclusão social, visando a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho.

Inaugurado em 04 de março de 2010, o Centro de Formação Profissional SECUA – CFP SECUA, localizado na Av. Fernando Vilela, 1421, no Bairro Osvaldo Rezende, na cidade de Uberlândia, é resultado de um desejo da direção do Sindicato dos Empregados no Comércio de Uberlândia e Araguari, em desenvolver a formação profissional em nível básico, capacitando, qualificando e requalificando jovens e adultos ativos e desempregados, bem como oferecer soluções à medida das demandas das organizações empregadoras. O nível básico destina-se à qualificação, à requalificação e à reprofissionalização de trabalhadores, independentemente de escolaridade prévia.